sábado, 18 de novembro de 2006

Iniciação ao mundo dos simuladores

Ah e tal, não sei quê, este gajo fala, fala (sic) mas eu nem sei por onde ei de começar nesse mundo dos simuladores. Nem tenho volante, nem sequer tenho um computador actualizado...

Um dos primeiros requisitos se se quer entrar no mundo dos simuladores de automóveis é possuir um computador suficientemente potente para correr esses simuladores.
Ao invés de irem já a correr comprar um PC de qualidade duvidosa às grandes superfícies, aconselho vivamente a consultar o seguinte artigo no site www.Hardware.com.pt , de Setembro de 2006. Embora no mundo da informática o que hoje é bom, amanhã já está ultrapassado, recomendo mesmo assim a sua consulta.

Em relação ao volante e aos pedais, a escolha aqui é mais simples, mas não deixa de ser a parte mais importante se se quiser tirar o melhor proveito de qualquer simulador. Afinal, que se saiba, nem o Fernando Alonso, nem o Armindo Araújo, nem mesmo o António Nogueira conduzem com um joypad, joystick, rato ou teclado (eu sei, esta ideia poderá causar alguma estranheza a alguns de vós).
No entanto, a escolha de um bom volante e pedais poderá também dar algumas dores de cabeça, tal a quantidade de volantes e pedais à escolha. Mas se seguirem as dicas dadas por este guia, estou em crer que conseguirão ultrapassá-las.

No mínimo dos mínimos, há que gastar cerca de €100 num Logitech Driving Force Pro. Só têm é de instalar o seguinte programa no site www.wingmanteam.com . Com sorte, até conseguirão encontrar um destes volantes em segunda-mão por um preço ainda mais baixo.



Fica o aviso para se afastarem dos volantes das marcas como a Thrustmaster/Guillemot, Saytek, NGS, MadCatz ou outras ainda menos conhecidas, visto deterem uma qualidade muito duvidosa e se parecerem mais com brinquedos para crianças de 5 anos, do que com volantes de competição...


Se estiverem dispostos a ir um bocadinho mais à frente e gastar o dobro (cerca de €300), a Logitech recentemente lançou o G25, sendo o primeiro conjunto de volante e pedais mass-market a trazer incorporado um terceiro pedal para a embraiagem e um caixa de velocidades que funciona, quer em modo normal, quer em modo sequencial.

Para aqueles que quiserem substituir os pedais, quer do Driving Force Pro, quer do G25, e tiverem €€€ para isso, existem diversos fabricantes de material mais resistente e realista. Dentro dessas empresas, sublinhamos as seguintes marcas:
- as americanas TSW e ECCI
- a britânica BRD
- a japonesa FrexGP
- a alemã VPP

Todas elas têm as suas vantagens e desvantagens, por isso a escolha tende a variar de pessoa para pessoa. Não esquecer que os pedais de qualquer uma destas marcas supera a marca dos €400, por isso a sua compra tem de ser vista mais numa base de investimento, porque, afinal, são peças com um tempo de vida bastante mais alargado (5 anos ou mais) do que o conjunto volante/pedais das marcas mais generalistas.

Finalmente, para aqueles que se quiserem aproximar o mais possível da realidade, podem sempre construir ou comprar cockpits pré-feitos (entre outros, da FrexGP, BRD ou VPP), que necessitam apenas da sua montagem em casa e de uma bolsa bastante recheada (poderão custar mais de €600, já com bacquet incluída).



Então e em relação aos simuladores, o que é que eu posso escolher?

O número de simuladores existentes actualmente no mercado é bastante diversificado, apelando a diversos tipos de utilizadores, desde os rallyes às corridas de GTs, passando pelos clássicos de Velocidade e até os monolugares de competição, actuais e históricos.

Lançado em 2004, o Richard Burns Rally (RBR) é, de longe, o melhor simulador de rallyes que existe. Embora a crítica generalista tenha torcido o nariz aquando do seu lançamento (estupidamente habituados à série Colin McRae Rally, que, como toda a gente sabe, de simulador nada tem), a verdade é que quando se experimenta pela primeira vez, fica-se logo com aquela sensação de se estar a conduzir verdadeiramente um WRC com mais de 300 cavalos.

Desde a lama da Grã-Bretanha, ao asfalto dos Alpes franceses, passando pela neve na Escandinávia e a gravilha australiana, o RBR transmite-nos uma sensação bastante fiel da realidade. Para além disso, uma comunidade enorme de artistas e “pilotos-virtuais” tem criado bastante conteúdos extra, desde carros como os actuais WRC, passando pelos S1600 e mesmo carros lendários como o Lancia Delta Integrale do início dos anos 90.



O Grand Prix Legends (GPL) é considerado o pai de todos os simuladores recentes, devido ao seu lançamento em 1998 ter revolucionado completamente o género, com o seu modelo físico bastante avançado para a época (aindo o é nos dias de hoje!). Mais que um jogo, o GPL é uma autêntica lenda dentro do género, ao combinar as últimas viaturas de Grande Prémio livres de apêndices aerodinâmicos e publicidade, em pistas míticas como os 22 quilómetros do velho Nurbürgring, ou a pista original de Spa-Francochamps com mais de 14 km.


Passados 8 anos, continua a ser um dos simuladores com um maior número de pilotos. A isto se deve, não só um online estável, gráficos actualizados e um número enorme de pistas adicionais (mais de 300 pistas reais, entre elas as históricas pistas da Boavista e do Monsanto), mas também pelo grau de exigência e pureza na condução de um F1 de 1967, sem asas e cerca de 400 cavalos de potência...
Adicionalmente, uma comunidade pequena de entusiastas tem vindo a criar modificaçãoe e conteúdos adicionais importantes, tais como as viaturas de 1965 (menos potentes e mais fáceis de conduzir) e as 1969 (com as suas asas rudimentares e motores de 450 cavalos), estando neste momento a trabalhar na época de 1955 e nos sport-prótotipos de 1967 (Ford, Ferrari, Chaparral e Porsche!), entre outros.


Da mesma empresa que nos trouxe o GPL, o Nascar Racing 2003 é também um excelente simulador. Isto se gostarem de andar às voltinhas numa qualquer oval americana...
Felizmente, podem sempre descarregar o mod GTP, que trás quatro viaturas do antigo Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos de fins dos anos 80 do século passado.


Acreditem que tripular um Sauber C9 Mercedes numa pista como Spa-Francochamps ou Watkins-Glen histórico é de um gozo enorme, especialmente se tivermos de partilhar esse carro com outros colegas numa prova de resistência ;-) .


Um pouco semelhante ao GTP Mod para o Nascar Racing 2003, o GTR (e a sua sequela, o GTR2) é um dos mais realistas, senão mesmo o mais realista simulador actualmente existente. A ex-SimBin/actual Blimey! (produtora destes dois simuladores) desenvolveram estes dois jogos com a ajuda das equipas que participaram nos Campeonatos FIA-GT de 2003 e 2004. Para além disso, visitaram também todas as pistas incluídas nesses campeonatos, de modo para recolher imagens e um manancial enorme de informações sobre elas. Isso quer dizer que, da primeira vez chegarem à travagem para a Curva 1 no Estoril a bordo dum Maserati MC12, irão sentir aqueles pequenos ressaltos na pista que tornam as travagens tão delicadas.


Com o mesmo motor gráfico e físico do GTR(2), temos também à nossa disposição o rFactor, da empresa ISI (criadores da série F1-200x para a Electronic Arts). Este simulador é actualmente a plataforma por excelência para as equipas de modders, que já lançaram alguns mods de referência, como o F1 2005 ou o V8Factor, e pistas como Kyalami ou Trois-Riviers.


No futuro, esperam-nos diversas modificações. Tenham em atenção os seguintes mods:
- Touring Car Legends: Nissan Skyline GTR, BMW M3, Holden Commodore, Rover Vitesse, etc;
- F1 1979: o sucessor do Grand Prix Legends?
- Prototype C: as lendárias viaturas de Grupo C, quando a recta des Hunaudières ainda tinha mais de 5 quilómetros!
- GTX5: que tal um Porsche 935, com 4 mudanças, 800 cavalos e um lag brutal?


Finalmente, gostaria de falar no GTLegends (GTL), mais outro simulador da ex-Simbin/actual Blimey!, que recria alguns dos automóveis clássicos que correm actualmente por essa Europa fora. Assim, será possível conduzir “bombas”, como os Escort do JJ e do António Nogueira, assim como o BMW CSL, o Ford Capri RS3100 ou DeTomaso Pantera GTS ou os mais lentos Lotus Elan, Jaguar E Type, Alfa GTA ou Ford GT40. E, tal como os GTR/GTR2, as pistas incluídas são do mais real que existe, recriando com bastante realismo as curvas em relevé de Anderstorp, as chicanes apertadas de Monza ou as longas curvas de Spa-Francochamps.

Embora esta lista não esteja de todo completa (faltou-me falar de mais um ou dois simuladores), creio que já seja uma listagem diversificada q.b.

Último conselho: experimentem sempre as Demos antes de comprarem algum destes simuladores se querem evitar um desgosto. Afinal, nisto dos simuladores, cada um elege o seu...

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Gil!
Continua no bom caminho e a ajudar a comunidade...

Filipe Galego

Félix disse...

Muito bom trabalho Gil... Parabéns...

Só gostaria de acrescentar que o LFS, embora não simule nenhuma série real, simula muito bem o comportamento de um carro e é óptimo para a inicialização no mundo dos simuladores...

Félix disse...

LFS = Live For Speed...

esqueci-me :)

O Homem das "..." disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Homem das "..." disse...

Obrigado pelos comentários.

Em relação a não ter mencionado o LFS, deve-se ao facto de muitas vezes eu me perguntar se será o LFS um simulador assim tão realista...
A "adicionar sal à ferida" (tradução literal da expressão anglo-saxónica), fico estupefacto como é que um simulador permite que jogadores que usem o teclado consigam ser mais rápidos que os outros pilotos com volantes e pedais... E digo "permite" devido à "ajuda" que existe no jogo.
LFS="Unreal Tournament dos simuladores"? (a expressão não é minha).

PS: Live for Speed - isto mais parece o lema dos xunners na Vasco da Gama ;-)

DREAM DRIVE racing sim cockpit disse...

Muito bom Gil

Só para lembrar que existe um chassi portugues dreamdrive.com.pt
Obrigado

Filipe Branco