À nossa disposição estão presentes quatro diferentes máquinas: duas da terra do Uncle Sam (Shelbi Daytona e Shelbi Cobra 427) e outras duas da terra da Bella Macchina (Ferrari 250 GTO e Alfa Romeo Giulia TZ2), todas elas com um comportamento bem distinto daquilo que estamos mais habituados a conduzir.
Ao contrário daquilo que eu defendo, este mod não tenta recriar ao pormenor os 4 carros presentes, mas dar isso sim uma visão geral de como eram os Grande Turismos de à 40 anos atrás: lentos, brutos, mal-comportados e extremamente loucos de conduzir - depois de os conseguir amestrar, é claro...
Em termos das viaturas, aconselho a começarem pelo Alfa Romeo TZ2, pois é o menos potente do grupo. O que não quer dizer que seja muito mais lento que os outros. Com um pequeno motor de 1600 cm3 e 180 cavalos de potência e, sobretudo, com o seu menor peso, consegue “meter em sentido” os outros carros em pistas mais clássicas e curtas como Cadwell Park, onde os outros não conseguem explorar a fundo a sua maior potência.
Em relação às duas bombas americanas animadas pelos potentes V8 made in Detroit, temos acesso a dois carros com características bastante antagónicas. Enquanto que o Shelbi Cobra Daytona é um coupé de linhas suaves e aerodinâmicas, animado por um V8 small-block de 4,7 litros e 380 cavalos (bem ao estilo Europeu), o AC Cobra 427 mais não é que um dragster de 7 litros de cilindrada disfarçado de roadster, tendo o único propósito de acelerar o mais rápido possível em linha recta.
Gostei bastante do conduzir o Cobra Daytona: não tem grandes vícios e não requer demasiada atenção, permitindo até algumas derrapagens à saída das curvas. Por estas razões, é provavelmente o carro mais rápido presente neste mod, desde que fiquemos afastados dos ambientes claustrofóbicos de Cadwell Park.
Também não concordo muito com as viaturas que foram escolhidas para este mod. Não sei porquê, mas ao olhar para um Cobra 427 ou para o TZ2, algo me diz que esses não eram Grande Turismos na sua essência e que poderiam estar, isso sim, um Aston Martin Zagato e um Jaguar E-Type Lightweight a competir com o GTO e o Daytona Coupe. Mas também, quem sou eu para criticar?!
Resumindo e concluindo, embora este mod não deva ser levado demasiado a sério, sem dúvida que foi uma aposta ganha pelo seu criador (que irá agora trabalhar directamente com a ISI), até porque já começa a ser enjoativo ver tantos mods que consistem de trofeuzadas monomarcas (ele é Meganes, ele é Leons, ele é 120i, ele é Porsches GT3...). E, enquanto mods como o GTX5, Spirit of 76 ou o Touring Car Legends não forem lançados, podemos sempre divertirmo-nos à brava com o derrapar destes modelos vintage.
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