segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Opposite Lock 60's GT Style


Foi lançado recentemente mais um mod para o rFactor com os clássicos como pano de fundo. Desta vez, centramo-nos numa época épica, onde a a luta entre os 250 GTO e os Cobra Daytona no Campeonato do Mundo de Marcas dos anos 60 fez história e tornou esses dois carros em verdadeiras lendas.

À nossa disposição estão presentes quatro diferentes máquinas: duas da terra do Uncle Sam (Shelbi Daytona e Shelbi Cobra 427) e outras duas da terra da Bella Macchina (Ferrari 250 GTO e Alfa Romeo Giulia TZ2), todas elas com um comportamento bem distinto daquilo que estamos mais habituados a conduzir.

Ao contrário daquilo que eu defendo, este mod não tenta recriar ao pormenor os 4 carros presentes, mas dar isso sim uma visão geral de como eram os Grande Turismos de à 40 anos atrás: lentos, brutos, mal-comportados e extremamente loucos de conduzir - depois de os conseguir amestrar, é claro...

Em termos das viaturas, aconselho a começarem pelo Alfa Romeo TZ2, pois é o menos potente do grupo. O que não quer dizer que seja muito mais lento que os outros. Com um pequeno motor de 1600 cm3 e 180 cavalos de potência e, sobretudo, com o seu menor peso, consegue “meter em sentido” os outros carros em pistas mais clássicas e curtas como Cadwell Park, onde os outros não conseguem explorar a fundo a sua maior potência.

Passando para o irmão mais velho do Alfa, temos à nossa disposição um dos mais belos e procurados Ferraris no mundo inteiro: o imortal 250 GTO de 1962. Esta bella machina é motorizada por um V12 de 3 litros e 300 cavalos, baseado no motor criado por Gioacchino Colombo no final dos anos 40, podendo levar este Ferrari até perto dos 300 km/h, dependendo da relação de caixa. No mod em questão, tal como o Alfa Romeo, possui um comportamento relativamente neutro e pode ser abusado até cerca medida. Como seria de esperar, não é muito mais rápido que o Alfa em pistas mais curtas, estando mais à vontade em pistas longas e com curvas encadeadas.


Em relação às duas bombas americanas animadas pelos potentes V8 made in Detroit, temos acesso a dois carros com características bastante antagónicas. Enquanto que o Shelbi Cobra Daytona é um coupé de linhas suaves e aerodinâmicas, animado por um V8 small-block de 4,7 litros e 380 cavalos (bem ao estilo Europeu), o AC Cobra 427 mais não é que um dragster de 7 litros de cilindrada disfarçado de roadster, tendo o único propósito de acelerar o mais rápido possível em linha recta.

Gostei bastante do conduzir o Cobra Daytona: não tem grandes vícios e não requer demasiada atenção, permitindo até algumas derrapagens à saída das curvas. Por estas razões, é provavelmente o carro mais rápido presente neste mod, desde que fiquemos afastados dos ambientes claustrofóbicos de Cadwell Park.


Fast Forward até ao Cobra 427. Só de olhar para ele, ficamos logo intimidados com a brutalidade das suas linhas e o seu V8 big-block. Infelizmente, com razão... É que esta besta requer um nível de concentração extraordinário só para o manter na pista. Para além disso, conta também com uma relação de caixa bastante curta, que não é possível de ser alterada, ao contrário dos outros três. Resultado: perde imenso tempo nas pistas com rectas mais longas (onde aliás deveria deter alguma vantagem em relação aos outros automóveis).


Se em termos de comportamento não tenho grandes defeitos a apontar (definitivamente, para aqueles que pensam que estes carros só são passíveis de ser conduzidos com controlo de tracção, aconselho-os a dar uma volta com o Honda RA300 no Nurbürgring!), o mesmo já não digo do som das viaturas (parte bastante importante para a imersão). Os motores estão bastante abafados e muito pouco audíveis para o que seria de esperar nestas viaturas, o que por sua vez dificulta a própria compreensão sobre o que está a viatura a fazer (understeer? oversteer?)...

Também não concordo muito com as viaturas que foram escolhidas para este mod. Não sei porquê, mas ao olhar para um Cobra 427 ou para o TZ2, algo me diz que esses não eram Grande Turismos na sua essência e que poderiam estar, isso sim, um Aston Martin Zagato e um Jaguar E-Type Lightweight a competir com o GTO e o Daytona Coupe. Mas também, quem sou eu para criticar?!



Resumindo e concluindo, embora este mod não deva ser levado demasiado a sério, sem dúvida que foi uma aposta ganha pelo seu criador (que irá agora trabalhar directamente com a ISI), até porque já começa a ser enjoativo ver tantos mods que consistem de trofeuzadas monomarcas (ele é Meganes, ele é Leons, ele é 120i, ele é Porsches GT3...). E, enquanto mods como o GTX5, Spirit of 76 ou o Touring Car Legends não forem lançados, podemos sempre divertirmo-nos à brava com o derrapar destes modelos vintage.

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