Um dos primeiros requisitos se se quer entrar no mundo dos simuladores de automóveis é possuir um computador suficientemente potente para correr esses simuladores.
Ao invés de irem já a correr comprar um PC de qualidade duvidosa às grandes superfícies, aconselho vivamente a consultar o seguinte artigo no site www.Hardware.com.pt , de Setembro de 2006. Embora no mundo da informática o que hoje é bom, amanhã já está ultrapassado, recomendo mesmo assim a sua consulta.
Em relação ao volante e aos pedais, a escolha aqui é mais simples, mas não deixa de ser a parte mais importante se se quiser tirar o melhor proveito de qualquer simulador. Afinal, que se saiba, nem o Fernando Alonso, nem o Armindo Araújo, nem mesmo o António Nogueira conduzem com um joypad, joystick, rato ou teclado (eu sei, esta ideia poderá causar alguma estranheza a alguns de vós).
No entanto, a escolha de um bom volante e pedais poderá também dar algumas dores de cabeça, tal a quantidade de volantes e pedais à escolha. Mas se seguirem as dicas dadas por este guia, estou em crer que conseguirão ultrapassá-las.
No mínimo dos mínimos, há que gastar cerca de €100 num Logitech Driving Force Pro. Só têm é de instalar o seguinte programa no site www.wingmanteam.com . Com sorte, até conseguirão encontrar um destes volantes em segunda-mão por um preço ainda mais baixo.
Fica o aviso para se afastarem dos volantes das marcas como a Thrustmaster/Guillemot, Saytek, NGS, MadCatz ou outras ainda menos conhecidas, visto deterem uma qualidade muito duvidosa e se parecerem mais com brinquedos para crianças de 5 anos, do que com volantes de competição...
Se estiverem dispostos a ir um bocadinho mais à frente e gastar o dobro (cerca de €300), a Logitech recentemente lançou o G25, sendo o primeiro conjunto de volante e pedais mass-market a trazer incorporado um terceiro pedal para a embraiagem e um caixa de velocidades que funciona, quer em modo normal, quer em modo sequencial.
Para aqueles que quiserem substituir os pedais, quer do Driving Force Pro, quer do G25, e tiverem €€€ para isso, existem diversos fabricantes de material mais resistente e realista. Dentro dessas empresas, sublinhamos as seguintes marcas:
- as americanas TSW e ECCI
- a britânica BRD
- a japonesa FrexGP
- a alemã VPP
Todas elas têm as suas vantagens e desvantagens, por isso a escolha tende a variar de pessoa para pessoa. Não esquecer que os pedais de qualquer uma destas marcas supera a marca dos €400, por isso a sua compra tem de ser vista mais numa base de investimento, porque, afinal, são peças com um tempo de vida bastante mais alargado (5 anos ou mais) do que o conjunto volante/pedais das marcas mais generalistas.
Finalmente, para aqueles que se quiserem aproximar o mais possível da realidade, podem sempre construir ou comprar cockpits pré-feitos (entre outros, da FrexGP, BRD ou VPP), que necessitam apenas da sua montagem em casa e de uma bolsa bastante recheada (poderão custar mais de €600, já com bacquet incluída).
Então e em relação aos simuladores, o que é que eu posso escolher?
O número de simuladores existentes actualmente no mercado é bastante diversificado, apelando a diversos tipos de utilizadores, desde os rallyes às corridas de GTs, passando pelos clássicos de Velocidade e até os monolugares de competição, actuais e históricos.
Lançado em 2004, o Richard Burns Rally (RBR) é, de longe, o melhor simulador de rallyes que existe. Embora a crítica generalista tenha torcido o nariz aquando do seu lançamento (estupidamente habituados à série Colin McRae Rally, que, como toda a gente sabe, de simulador nada tem), a verdade é que quando se experimenta pela primeira vez, fica-se logo com aquela sensação de se estar a conduzir verdadeiramente um WRC com mais de 300 cavalos.
Desde a lama da Grã-Bretanha, ao asfalto dos Alpes franceses, passando pela neve na Escandinávia e a gravilha australiana, o RBR transmite-nos uma sensação bastante fiel da realidade. Para além disso, uma comunidade enorme de artistas e “pilotos-virtuais” tem criado bastante conteúdos extra, desde carros como os actuais WRC, passando pelos S1600 e mesmo carros lendários como o Lancia Delta Integrale do início dos anos 90.
O Grand Prix Legends (GPL) é considerado o pai de todos os simuladores recentes, devido ao seu lançamento em 1998 ter revolucionado completamente o género, com o seu modelo físico bastante avançado para a época (aindo o é nos dias de hoje!). Mais que um jogo, o GPL é uma autêntica lenda dentro do género, ao combinar as últimas viaturas de Grande Prémio livres de apêndices aerodinâmicos e publicidade, em pistas míticas como os 22 quilómetros do velho Nurbürgring, ou a pista original de Spa-Francochamps com mais de 14 km.
Passados 8 anos, continua a ser um dos simuladores com um maior número de pilotos. A isto se deve, não só um online estável, gráficos actualizados e um número enorme de pistas adicionais (mais de 300 pistas reais, entre elas as históricas pistas da Boavista e do Monsanto), mas também pelo grau de exigência e pureza na condução de um F1 de 1967, sem asas e cerca de 400 cavalos de potência...
Adicionalmente, uma comunidade pequena de entusiastas tem vindo a criar modificaçãoe e conteúdos adicionais importantes, tais como as viaturas de 1965 (menos potentes e mais fáceis de conduzir) e as 1969 (com as suas asas rudimentares e motores de 450 cavalos), estando neste momento a trabalhar na época de 1955 e nos sport-prótotipos de 1967 (Ford, Ferrari, Chaparral e Porsche!), entre outros.
Da mesma empresa que nos trouxe o GPL, o Nascar Racing 2003 é também um excelente simulador. Isto se gostarem de andar às voltinhas numa qualquer oval americana...
Felizmente, podem sempre descarregar o mod GTP, que trás quatro viaturas do antigo Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos de fins dos anos 80 do século passado.
Acreditem que tripular um Sauber C9 Mercedes numa pista como Spa-Francochamps ou Watkins-Glen histórico é de um gozo enorme, especialmente se tivermos de partilhar esse carro com outros colegas numa prova de resistência ;-) .
Um pouco semelhante ao GTP Mod para o Nascar Racing 2003, o GTR (e a sua sequela, o GTR2) é um dos mais realistas, senão mesmo o mais realista simulador actualmente existente. A ex-SimBin/actual Blimey! (produtora destes dois simuladores) desenvolveram estes dois jogos com a ajuda das equipas que participaram nos Campeonatos FIA-GT de 2003 e 2004. Para além disso, visitaram também todas as pistas incluídas nesses campeonatos, de modo para recolher imagens e um manancial enorme de informações sobre elas. Isso quer dizer que, da primeira vez chegarem à travagem para a Curva 1 no Estoril a bordo dum Maserati MC12, irão sentir aqueles pequenos ressaltos na pista que tornam as travagens tão delicadas.
Com o mesmo motor gráfico e físico do GTR(2), temos também à nossa disposição o rFactor, da empresa ISI (criadores da série F1-200x para a Electronic Arts). Este simulador é actualmente a plataforma por excelência para as equipas de modders, que já lançaram alguns mods de referência, como o F1 2005 ou o V8Factor, e pistas como Kyalami ou Trois-Riviers.
No futuro, esperam-nos diversas modificações. Tenham em atenção os seguintes mods:
- Touring Car Legends: Nissan Skyline GTR, BMW M3, Holden Commodore, Rover Vitesse, etc;
- F1 1979: o sucessor do Grand Prix Legends?
- Prototype C: as lendárias viaturas de Grupo C, quando a recta des Hunaudières ainda tinha mais de 5 quilómetros!
- GTX5: que tal um Porsche 935, com 4 mudanças, 800 cavalos e um lag brutal?
Finalmente, gostaria de falar no GTLegends (GTL), mais outro simulador da ex-Simbin/actual Blimey!, que recria alguns dos automóveis clássicos que correm actualmente por essa Europa fora. Assim, será possível conduzir “bombas”, como os Escort do JJ e do António Nogueira, assim como o BMW CSL, o Ford Capri RS3100 ou DeTomaso Pantera GTS ou os mais lentos Lotus Elan, Jaguar E Type, Alfa GTA ou Ford GT40. E, tal como os GTR/GTR2, as pistas incluídas são do mais real que existe, recriando com bastante realismo as curvas em relevé de Anderstorp, as chicanes apertadas de Monza ou as longas curvas de Spa-Francochamps.
Embora esta lista não esteja de todo completa (faltou-me falar de mais um ou dois simuladores), creio que já seja uma listagem diversificada q.b.
Último conselho: experimentem sempre as Demos antes de comprarem algum destes simuladores se querem evitar um desgosto. Afinal, nisto dos simuladores, cada um elege o seu...
6 comentários:
Muito bom Gil!
Continua no bom caminho e a ajudar a comunidade...
Filipe Galego
Muito bom trabalho Gil... Parabéns...
Só gostaria de acrescentar que o LFS, embora não simule nenhuma série real, simula muito bem o comportamento de um carro e é óptimo para a inicialização no mundo dos simuladores...
LFS = Live For Speed...
esqueci-me :)
Obrigado pelos comentários.
Em relação a não ter mencionado o LFS, deve-se ao facto de muitas vezes eu me perguntar se será o LFS um simulador assim tão realista...
A "adicionar sal à ferida" (tradução literal da expressão anglo-saxónica), fico estupefacto como é que um simulador permite que jogadores que usem o teclado consigam ser mais rápidos que os outros pilotos com volantes e pedais... E digo "permite" devido à "ajuda" que existe no jogo.
LFS="Unreal Tournament dos simuladores"? (a expressão não é minha).
PS: Live for Speed - isto mais parece o lema dos xunners na Vasco da Gama ;-)
Muito bom Gil
Só para lembrar que existe um chassi portugues dreamdrive.com.pt
Obrigado
Filipe Branco
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