terça-feira, 16 de janeiro de 2007

2006 – O melhor e o pior...

O ano de 2006 já acabou e é altura de olharmos para o que aconteceu no mundo do SimRacing nos últimos 12 meses. Muito aconteceu, tivemos algumas boas surpresas, mas também tivemos algumas («demasiadas?!») desilusões.

NetKar Pro
A maior desilusão que tive em 2006 foi o lançamento do NetKar Pro. E digo isto porque depositava grandes esperanças neste simulador (e não era o único!), uma vez que a anterior versão já era bastante boa.
Infelizmente, embora tenha um motor físico muito bom, peca por ter demasiados bugs e ser bastante exigente em termos de hardware.
Fica a esperança para que, em 2007, os responsáveis por detrás deste simulador consigam resolver esses pequenos (e aborrecidos!) problemas, de modo a tornar o NetKar Pro numa útil ferramenta de treino para a competição.



Conversões, pirataria, físicas caídas do céu
O mundo do SimRacing tem muito que se lhe diga. Temos a mania (estou incluído nisto!) de rebaixar o outros joguitos por serem tudo menos reais. No entanto, para muitos dos simracers a realidade não é o mais importante nos simuladores; mais importante ainda é que seja engraçado (nisto é que já não concordo!):
Aquilo que eu vi em 2006:
- um Porsche 911 GT3 Cup, com a física de um qualquer desportivo de motor frontal, supostamente com a aprovação de pilotos reais de Porsches 911! No final, após imensa pressão por parte de alguns membros da nossa comunidade, lá tivemos direito a um mod com o Porsche 911, com a física de um desportivo de motor traseiro... que é como deve ser.
- que me dizem a alguém gastar 30 horas a converter o GPL para o rFactor, ainda por cima sem permissão dos autores que criaram esses automóveis (GPLEA)? E com a física a ser uma autêntica treta! (também, em 30 horas , não é suporsto conseguir-se fazer muito mais...)
- que me dizem aqueles que defendem a conversão anterior e o seu autor (vou-lhe chamar isso por aqui...) ? Dêem-lhes um Lotus 49 com a “física” dum qualquer Fiat Punto do NFSXunning que eles ficam logo satisfeitos!


Mas não é só no rFactor que se pode encontrar este tipo de comportamentos... Algumas semanas após o lançamento do GTR2, uma suposta equipa de modders converteram (ilegalmente, pois está claro!) a classe de V8 Supercars (aquela com os Nascars Australianos) do Toca Race Driver 3 para o GTR2. WTF??? Ainda para mais, já tinha saído para o rFactor um mod (mas, feito de raiz) com o mesmo estilo de viaturas e uma física realista (Toca=Real? LOLOLOL)


SimRacing em Portugal
Pois é, em Portugal, estes últimos 12 meses não nos trouxeram nada de novo. Sim, em 2006 realizaram-se novos campeonatos, o que por sua vez atraiu novos corredores (pecarei por defeito se dizer que existem cerca de 120 corredores online em Portugal?)
Mas o fórum que agrega a maioria dos corredores (que não todos, os GPLers ainda resistem à mudança :-D ), passados 2 anos da sua criação, continua a ser isso mesmo, um fórum...
Para além disso, se somos assim tantos (mais de 100), qual a razão para não existir grande vontade para expormos publicamente este nosso hobby? Será assim tão difícil organizar um evento de simracers numa pista de automóveis, numa qualquer prova do Campeonato Nacional de Velocidade? Com um bocado de sorte, até conseguem encontrar no Circuito do Estoril umas consolas a correr o GT4, The Ultimate Driving Simulator (sic).
E, para agravar ainda mais esta situação, não existe nenhuma vontade por parte da comunidade em se construir um site/portal em português dedicado ao simracing...
Fica, no entanto o apontamento para o habitual almoço do GPLPT (que este ano voltou a realizar-se), que juntou cerca de dezena e meia de aficcionados pelo GPL num restaurante na zona da Bairrada.
E, também não me posso esquecer do esforço de alguns membros da equipa Ghostspeed Racing Team, que estiveram presentes com um stand no evento Game Challenge na Exponor. Queremos mais para o futuro!!!


Novos Campeonatos Online em Portugal
No entanto, em 2006, nem tudo foi mau (a meu ver!) em Portugal :-). Se antes de 2005, o único campeonato online estável, competitivo e bem organizado era o Campeonato GPLPT, 2006 trouxe-nos uma maior variedade em termos de ligas online.
Por um lado, a GT-Portugal lançou os campeonatos portugueses de GTR e GTLegends, que tiveram uma boa aceitação por parte dos simracers nacionais (especialmente nos campeonatos de GTR).
Por outro lado, a R4 organizou um excelente campeonato de rallyes, tendo por base o simulador Richard Burns Rally. Este campeonato chegou a atingir a meia-centena de participantes, divididos pelas 3 classes: WRC, S1600 e Grupo N, e ajudou bastante a divulgação deste «nosso» hobby.
Por último, não posso deixar de referir no Campeonato de F1, organizado por uns quantos membros da Ghostspeed Racing Team, pioneira nisto dos campeonatos de F1 desde os tempos do F1-2002.
(peço desculpa se me esqueci de alguma coisita :-D )


rFactor e os alguns dos seus mods tornaram-se indispensáveis
Confesso, quando a ISI lançou o rFactor em 2005, achei-o muito fraquinho. Pistas e carros fictícios? Passo. Mods lançados em três tempos? Passo. Mods baseados em trofeúzadas monomarcas? Também passo!
No entanto, com o natural lançamento de mais e melhores modificações, a minha opinião alterou-se. Não deixam de existir algumas pessoas que buscam os seus 15 minutos de fama no rFactor (convertendo ilegalmente outros mods/jogos ou lançando mods com uma qualidade bastante pobre), mas felizmente ainda existem aquelas que tentam ir muito mais além que isso.
Pessoalmente, o mod GP79 foi o melhor mod lançado até agora para o rFactor e foi aquele que me fez (finalmente!) adquirir a licença do rFactor. Fiquei bastante surpreendido com a qualidade e conteúdo do mesmo, ao conter muitos dos F1s que correram nos anos de 1978 e 1979, em plena febre das «saias», efeito-de-solo e motores turbocomprimidos.


Outros há que escolheram o mod CDTP 2005 como o melhor do ano, mas como a F1 actual e a sua tecnologia mumbo jumbo pouco me dizem, prefiro entreter-me com os slides do Ferrari 312T4, Renault RS12 ou Lotus 79.
Finalmente, em 2007 deverão sair dois mods muito aguardados pela comunidade: o Proto-C (quando os Sport-Protótipos chegavam a ombrear com a F1 em termos de popularidade... não admira que o tio Bernie e o macaco Max tenham «assassinado» este campeonato depois de 1990) e o Touring Car Legends (BMW M3 vs Volvo 240 Turbo vs Rover Vitesse vs Holden Commodore vs Nissan Skyline vs .....).
Hmmm, será que conseguiremos reeditar em Portugal as míticas provas dos 1000 km de Spa, 1000km de Bathurst, 12 horas de Sebring ou as 24 horas de Le Mans? Sonhar, (ainda) não custa nada...


MasterSeries 2006
O que é que um evento realizado pela rapaziada do Gran Turismo Portugal tem a ver com simracing?
Efectivamente, o GT4 pouco dirá aos simracers. Mas o que é certo é que meia-dúzia de rapazes pegaram na ideia de organizarem um evento para os apreciadores do jogo da PS2 e conseguiram organizá-la, tendo a adesão de muitos jogadores.
Não podemos negar o facto de que o nome Gran Turismo tem uma projecção muito grande, o que ajuda na promoção e angariação de apoios para esse tipo de eventos. No entanto, se essa meia-dúzia de rapazes não se tivessem chegado à frente, esse ajuntamento nunca teria acontecido.
Nós, os simmers, em contrapartida, andámos a brincar ao faz de conta (eu incluído!).
Depois queixem-se que a imprensa só tem olhos para os pseudo-simuladores... É que, enquanto estivermos escondidos na nossa toca (um ou outro fórum... e o meu blog LOLOL), seremos sempre vistos como a malta dos joguitos.


E pronto, fica aqui o meu breve (very-biased!) resumo sobre 2006

Sem comentários: