domingo, 19 de novembro de 2006

No fun, my babe no fun

No fun, my babe no fun
No fun, my babe no fun
No fun to hang around



Sex Pistols – No Fun



I couldn’t care less if this mod is real or not. What it matters is that it’s fun…



Nos últimos tempos a palavra “simulador” tem-se banalizado. Já não bastavam as investidas do marketing ($$$) dos grandes editoras que têm a mania de chamar para si o «mais maior melhor» simulador, até na pequena comunidade de pilotos-virtuais, o simular da realidade deixou de ser o mais importante. Importante, isso sim, é que mod x, y ou z seja “engraçado”.

- Porsche 911 GT3 com motor à frente? Quero lá saber, só sei é que é “engraçado”.
- Ferrari 312 de 1967 com uma física feita em 5 minutos? Também não me importa que seja realista ou não, o que importa é conduzi-lo na antiga oval de Monza...

Nos tempos em que o Grand Prix Legends era o único Simulador decente e onde criar viaturas adicionais era uma tarefa quase impossível, a nossa comunidade (que era bem mais pequena na altura) interessava-se por todos aqueles pormenores(maiores?) que nos permite aproximarmos cada vez mais da realidade.
O que dizer do “a very small addon for Monza”, o som ríspido de um V12 feito em Itália, as viaturas realizadas pela GPLEA, ou mesmo pistas addon como Clermont-Ferrand? Cada um desses “pequenos” conteúdos adicionais demoraram imenso tempo a realizar, mas felizmente ainda hoje são exemplos de perseverança e paixão pela “coisa”.

Não quer isto dizer que actualmente não existam pessoas com a mesma vontade em produzir conteúdos reais tais como os artistas da GPLEA. Algumas equipas, felizmente, são formadas por artistas apaixonados pelas corridas reais (algo raro nos dias de hoje) e que dão o máximo possível para adicionar, quer um novo carro feito de raiz, quer o roncar de um V8 da Alfa dos anos 70, quer uma nova pista para experimentarmos e, quiçá, corrermos nos nossos campeonatos online.


Será que é necessário traçar uma linha entre o que é real e o que não é? Entre o que é um simulador e um jogo? Entre o trabalho que demorou meses (anos?) a ser feito e a conversão da treta (e sem autorização!) que demorou dias?


Ou será que temos de ser NÓS a fazer essa separação?

PS: Li isto à momentos:
«...
Game play matters above all else. If the cars are hard to drive, a lot of people simply won't play the mod, no matter how cool the mod might be. If the mod is hard to drive, only hard-core simmers will use it. The percentage of hard-core simmers is quite low compared to the number of *casual* simmers, so you'll see a proportionally lower number of users.
...»

Go play Gran Turismo, you punk!

Oh we're so pretty
Oh so pretty we're vacant
Oh we're so pretty
Oh so pretty
A vacant


...

Sex Pistols - Pretty Vacant

Sem comentários: